quarta-feira, 22 de maio de 2013

"O Grande Gatsby" Por que tanta badalação?

O Grande Gatsby é o novo filme de Baz Luhrmann, reponsável por "Moulin Rouge", que será lançado no próximo 7 de Junho, mas pode chamar de badalação do momento... Todo jornal, revista, site da internet e todo bichinho de orelha que tenha interesse nas artes cinematográficas está comentando fervorosamente sobre o filme...
Resolvi pesquisar o motivo de toda esta badalação, afinal, mesmo sendo amante do cinema, não temos todas as informações... Minha pesquisa me levou a resultados impressionantes, que divido agora.

1º - Trata-se de um romance de Francis Scott FitzGerald, considerado um dos maiores autores americanos do século XX.
2º - É uma crítica ao " Sonho Americano", materialismo e falta de moral,   e um apanhado histórico que relata a Primeira Guerra Mundial, a prosperidade econômica americana na década de 20 e a proibição de produção e consumo de bebidas alcoólicas que gerou o aumento do crime organizado e  ascendeu muitos Al Capones.
3º -  O livro virou peça da Broadway e já foi adaptado para o cinema duas vezes: em 1949, com Alan Ladd e BettY Field e 1974, com Robert Redford e Mia Farrow.
4º - É considerado o Grande Romance americano e um clássico literário. Seu texto é utilizado como padrão em todas as escolas superiores e universidades em todo o mundo que estuda a literatura dos Estados Unidos.
5º - Está classificado em segundo lugar no top 100 das melhores novelas do século xx.

O papel protagônico é de Leonardo DiCaprio, ator que cresceu e apareceu, começou muito tímido no cinema, mas hoje é altamente seletivo com seus trabalhos, só participa de grandes filmes, não pelo investimento, mas pela qualidade de roteiro, textual, fotográfica, enfim, qualidades técnicas e artísticas...

O que esperar?? Uma nova versão caprichada do filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow Us @soratemplates