Programa para Publicitário

Publicidade e Cinema são meus maiores interesses, então resolvi refazer  a lista de filmes e seriados sobre ou com personagens publicitários. 
Esta lista já havia sido feita por mim no meu antigo blog, que perdi e não consegui recuperar.
A ideia era listar apenas filmes com personagem publicitário, mostrando um pouco do trabalho dos personagens, mas "Cidadão Kane", clássico da comunicação, e "Quarto Poder", que mostra como uma mensagem é propagada e o poder da mídia, não tem como foco personagens publicitários, mas são indispensáveis...
Como ainda não consegui assistir a todos esses filmes, não vou fazer nenhuma crítica... Espero somente que publicitários, amantes do cinema e interessados nestes assuntos possam ter uma fonte de pesquisa quando quiserem assistir a um filme sobre publicidade, espero que pelo menos algum desses filmes possa atender a todos.
Todos estes filmes valem a pena, seja por mostrarem um pouco do dia a dia de trabalho dos personagens, como a publicidade pode ser articulada, ou  por serem verdadeiras propagandas.

Minha lista começa muito bem, com os * seriados que fizeram e fazem sucesso na TV:

1. Mad Men (Mad Men) No ar na Tv americana desde julho de 2007 - A história retrata a década de 60, e se passa numa agência de publicidade da Madison Avenue, avenida onde estavam localizadas as agências de publicidade, por isso, os publicitários eram chamados de Mad Men - Homens da avenida Madison, abreviadamente.
A trama tem como foco a parte profissional das agencias de publicidade e as vidas pessoais das personagens que trabalham nelas,mostrando as mudanças sociais ocorridas nos Estados Unidos da época.
Muito elogiada pela crítica, já conquistou 15 Emmys e quatro Globos de Ouro.

2. A Feiticeira (Be Witched) 1964 a 1972 - Samantha e James são casados. Samantha é uma bruxa e o marido James, um publicitário atrapalhado, também tem características incomuns, apesar de não ter nenhum poder excepcional. Ele segue trabalhando duro, levando bronca do chefe, sem pedir ajuda a sua bruxinha particular. Já Samantha, fiel a sua origem, está sempre tentada a usar todos os seus poderes, para facilitar a vida do casalNo Seriado temos muitas cenas de Jobs do personagem James.

3. Confie em Mim (Trust Me) 2009 -  Se passa no universo de uma famosa agência de publicidade, RGM, de Chicago. Mason McGuire é o diretor de arte e Conner é o redator , são muito diferentes, mas também muito amigos. Juntos vão enfrentar muitos desafios e mostrar como o publicitário trabalha.
Não podemos esquecer a * Novela:

1. Sangue Bom 2013 - Telenovela Brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 29 de abril e 1º de novembro de 2013.
É na São Paulo das tendências, da moda e do consumo que se passa a história, que tem como protagonistas seis jovens em busca de seus sonhos.
Verônica, vivida por Letícia Sabatella, é uma personagem que largou o sonho de ser cantora para se casar com o publicitário Natan Vasquez, de Bruno Garcia, dono da "Class Midia", uma das maiores empresas publicitárias de São Paulo. Nesse núcleo vemos uma Agência de Publicidade por dentro, a criação das campanhas e, além disso, conhecemos personagens que ilustram teorias e mitos publicitários, como o consumo, a busca pela fama e reconhecimento, entre outros...


* Filmes com Personagens Publicitários:

1. 99 Francos (99 Francs) - 2007, França, Comédia - Jan Kounen 
Baseado na autobiografia do ex-publicitário Frédéric Beigbeder, o filme, mostra o abuso da propaganda e a sociedade do consumo desenfreado em seis capítulos narrados, cada um, conforme um pronome pessoal ou de tratamento, pelo personagem principal, Octave, publicitário de considerável prestígio dentro e fora da agência em que trabalha. Octave entra em uma crise depressiva e começa a usar drogas a partir do momento em que vê uma de suas ideias ser totalmente distorcida pelo presidente de uma grande firma de iogurtes atendida pela agência.

2. Agência de assassinos (Agency) - 1980, Canadá, Drama - George Kaczender
Tes Quinn (Robert Mitchum) é um milionário que compra uma agência de propaganda e começa a substituir os funcionários por outros que nada parecem ter a ver com publicidade. Lee Majors descobre que sua intenção é inserir propagandas subliminares para que o público sofra uma lavagem cerebral, influenciando seu voto em políticos a ele ligados. 




3. Amante do Seu Marido (Ex-Lady) - 1933, EUA, Clássicos - Robert Florey
Helen Bauer é uma mulher de espírito livre. Auto-suficiente, prefere seguir sua carreira como publicitária a se casar com Don Peterson, o escritor que ela ama. Na verdade, Helen tem medo de que o casamento destrua o amor que sente por ele. Cansado de esperar, Don começa um romance com outra mulher. Helen imediatamente também procura outro amor. Mas ela conseguirá esquecer Don?




4. Amor por Contrato (The Joneses) - 2009, EUA, Comédia Romântica - Derrick Borte
Uma família aparentemente perfeita se muda para um novo bairro e  passa a ser o centro das atenções pelos melhores motivos. Mas por trás desta perfeição esconde-se um segredo. A família perfeita é uma farsa, parte de uma campanha de marketing que pretende vender diversos produtos luxuosos a famílias de todo o mundo. David Duchovny é o pai e Demi Moore é a mãe que, entretanto, começa a apaixonar-se pelo marido falso.

5. Antes só do que Mal Acompanhado (Planes, Trains and Automobiles) - 1987, EUA, Comédia - John Hughes
Neal Page (Steve Martin) é um publicitário que decide voltar de avião de Nova York para Chicago, para passar o Dia de Ação de Graças com sua família. Mas uma série de acontecimentos o obriga a viajar com Del Griffith (John Candy), um vendedor de alças para cortinas de chuveiro chato. Juntos, iniciam uma maratona repleta de problemas.


6. Beer Film - 1985, EUA, Comédia - Patick kelly
Também conhecido como “The Selling of America”, no filme publicitário cínico BD Tucker (Loretta Swit) está desesperado para não perder a conta de Norbecker Brewery. Quando três perdedores (David Alan Grier, William Russ, e Saul Stein), inadvertidamente, impedem um assalto num bar, Tucker e seus lacaios centralizarão toda uma campanha publicitária em torno deles.




7. O Príncipe das Mulheres (Boomerang) - 1992, EUA, Comédia Romântica - Reginald Hudlin
Eddie Murphy é Marcus Graham, um publicitário mulherengo. Quando conhece sua nova chefe, Jacqueline Broyer, Marcus descobre que ela é essencialmente uma versão feminina de si mesmo e percebe que ele está recebendo o mesmo tratamento que oferece para os outros. 

8. Catch Us if You Can - 1965, Reino Unido, Comédia - Jhon Boorman 
Dinah é uma modelo cujo rosto aparece numa publicidade de carne. Enquanto roda um anúncio de televisão, ela foge com Steve, um dos duplos. Os executivos da agência usam o seu desaparecimento para gerar mais publicidade... Para a carne.






9. Cidadão Kane (Citizen Kane) - 1941, EUA, Drama - Orson Welles
A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst. ***Este filme não poderia ficar de fora, pois é considerado um dos grandes filmes sobre comunicação.


10. Como Fazer Carreira na Publicidade (How to Get Ahead in Advertising) - 1989, Reino Unido, Comédia - Bruce Robinson
Comédia de humor negro sobre um publicitário de sucesso, Dennis Bagley (Richard E. Grant) desenvolvendo uma campanha para um creme contra espinhas. Enquanto isso, enfrenta uma crise pessoal. Quando começa a questionar a ética de sua profissão, Bagley desequilibra-se e vê, horrorizado, que sua própria cabeça está em jogo.


11. Confiar (Trust) - 2001, EUA, Drama - David Scwimmer
Will (Clive Owen), e Lynn (Catherine Keener) têm três filhos. Publicitário bem sucedido e super envolvido com a profissão, Will procura ter uma relação próxima e de confiança com os filhos, mas a filha Annie, de 16 anos, inicia um relacionamento no computador e dá continuidade pelo telefone. Sem que seus pais soubessem, ela aceita o convite dele para um encontro, mas a surpresa no primeiro momento é só o começo do pesadelo que marcará para sempre a sua vida e a de sua família.



12. Crazy People-Muito Loucos (Crazy People) - 1990, EUA, Comédia - Tony Bill, Barry L. Young
Dudley Moore é um publicitário abandonado pela esposa, que surta e numa crise de honestidade, cria uma campanha baseada em dizer somente a verdade sobre o produto. Seu chefe decide interná-lo, mas a campanha é impressa por engano e torna-se um enorme sucesso. Apaixonado por uma interna, ele se recusa a sair e começa a desenvolver campanhas revolucionárias com ajuda de outros 'loucos'.

13. Demônio de Mulher (It should happen to you) - 1945, EUA, Clássico - George Cukor
Judy Holiday acaba de perder seu emprego como modelo e usa todas as suas economias para alugar um outdoor no Central Park para se promover. porém um empresário, interessado naquele espaço, o troca com ela por 10 outras placas em Nova York, o que a torna um sucesso de mídia. 

14. Desafio Radical (Extreme Ops) - 2002, EUA, Aventura - Christian Duguay
Agência de publicidade é contratada para gravar comercial de uma nova câmera. O projeto é filmar três esquiadores descendo uma montanha nevada numa avalanche. A equipe ruma para os Alpes, onde fica num hotel inacabado. Mas eles não estão sós. Terroristas escondidos no local assustam-se com sua presença. Eles pensam que os recém-chegados são agentes da CIA e, sentindo-se em perigo, tentarão eliminar aqueles que supostamente os ameaçam.


15. Do que as Mulheres Gostam (What Woman Want) - 2000, EUA, Comédia - Nancy Meyers 
Após um acidente doméstico, um publicitário machista, Mel Gibson, começa a ouvir o pensamento das mulheres e usa isso ao seu favor, inicialmente sabotando a nova chefe, mas logo começa a compreender melhor as mulheres e apaixona-se. 




16. Ela e o Secretário (Take a Letter, Darling) - 1942, EUA Clássico - Mitchell Leisen
Tom Verney está desempregado e acaba contratado como secretário de A.M. MacGregor, ou "Mac", publicitária que só pensa no trabalho. Quando surge a oportunidade de conseguir a conta de Jonathan Caldwell, Mac manda Tom para a mansão dele, no Sul. Tom se interessa pela irmã de Jonathan. Enquanto Mac se descobre apaixonada por Tom, e parte de Nova Iorque ao seu encontro.

17. Em Boa Companhia (In Good Company) - 2005, EUA, Comédia - Paul Weitz
Dan Foreman (Dennis Quaid) é o chefe de vendas de publicidade da revista Sports America. Após a revista ser vendida, ele perde sua função para o jovem Carter Duryea (Topher Grace), publicitário de 26 anos. Mas Dan não pode de maneira alguma perder seu atual emprego e tenta de todas as formas manter um clima amigável com Carter. Mas a situação muda de figura quando Carter começa a namorar Alex (filha de Dan).

18. Legalmente Chique (Confessions of a Sociopathic Social Climber) - 2005, EUA, Comédia - Dana Lustig
Katya é uma sofisticada publicitária de uma grande agência. Mas sua vida sofre uma reviravolta. Ela encontra o homem de seus sonhos e também é humilhada publicamente por um inimigo. Agora, superar e saber como lidar com a nova situação só depende da lição que ela tirar disso.





19. Lição de Amor (Scusa Ma ti Chiamo Amore) - 2008, Itália, Comédia romântica - Frederico Moccia
Alex (Raoul Bova) tem 37 anos de idade e está procurando pelo anúncio perfeito para não perder seu emprego, depois de ter sido deixado pela sua namorada. Niki (Michela Quattrociocche) é uma estudante de 17 anos que está no ensino médio. Um dia, Alex atropela acidentalmente a moto de Niki e desse momento em diante tudo começa a mudar.

20. Relax (Lost In America) - 1985, EUA, Comédia - Albert Brooks.
David e Linda estão fartos de sua vida. Ele é publicitário, que perde uma promoção, é transferido e acaba revoltado, e ela trabalha numa loja. Ele persuade sua esposa a largar o trabalho, vendem a casa e viajam pelo país em um trailer, sem dinheiro e sem ter para onde ir. Parte da lista dos 1.000 melhores filmes de todos os tempos do New York Times.




21. Loucos de Paixão (White Palace) - 1990, EUA, Drama Erótico - Luis Mandoki
Max Baron (James Spader) é um jovem publicitário traumatizado pela morte recente de sua esposa. Numa lanchonete ele discute com a balconista Nora Baker (Susan Sarandon), quarentona e desleixada, surge então entre eles um relacionamento quente, que se complica quando Max apresenta Nora ao seu meio social.



22. Movidos pelo Ódio (The Arrangement) - 1969, EUA, Suspense/Drama- Elia Kazan
Após fracassada tentativa de suicídio provocada por forte crise existencial, um bem sucedido publicitário, tenta romper com a hipocrisia que o cerca, com a ex-amante e com o pai. Procurando a felicidade, ele se lembra de Gwen, sua antiga amante.






23. Nada em Comum (Nothing in Common) - 1986, EUA, Comédia Dramática - Gary Marshall 
Bem sucedido na publicidade, David Basner (Tom Hanks) ganhou uma promoção em sua agência e volta a trabalhar após férias. Mas seus pais se separaram e ele deve cuidar de seu pai amargo, Max ( Jackie Gleason ), que acaba de ser demitido. Além disso, David está desenvolvendo um comercial para Airlines, e acaba se apaixonando pela filha do cliente. 

24. Não (No) - 2012, Chile, Drama - Pablo Larraín
Depois de quinze anos de uma ditadura militar, o povo é chamado para votar se o General Augusto Pinochet fica no poder através de um plebiscito nacional. René (Gael Garcia Bernal) trabalha em uma equipe que cria filmes e materiais promocionais na esperança de fazer o povo votar no "Não", para que Pinochet não continue no poder por mais oito anos. Enquanto isso, seu chefe está trabalhando na campanha do "Sim".

25. O 5º Poder - 1962, Brasil, Policial - Alberto Pieralisi
Uma potência estrangeira tenta dominar o mundo através da propaganda subliminar, que pode atingir o inconsciente a das pessoas por meio de artefatos eletrônicos. Um jornalista começa a investigar uma série de fatos e descobre os responsáveis pelos distúrbios. Com Eva Vilma e Osvaldo loureiro.




26. O Barão Vermelho (Der rote Baron) - 2008, Alemanha, Suspense - Nikolau Mullerschon
O jovem aristocrata Barão Manfred von Richthofen (Matthias Schweighöfer) é convocado pela força aérea alemã na Primeira Guerra Mundial. Ele é um herói da nação, que, manipulado pela propaganda do alto comando, que lhe deu grande fama, não enxergava a verdadeira face da guerra. Quando é ferido e passa a perceber o efeito devastador de uma guerra. Apesar da desilusão, Manfred sabe que ele não pode parar de voar. 

27. Obrigado por Fumar (Thank You for Smoking) - 2006, EUA, Comédia - Jason Reitman
Nick Naylor é o porta voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos dimantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e por um senador oportunista, que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarro, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV e faz com que o cigarro seja promovido nos filmes.

28. O Comerciante (Viktor Vogel - Commercial Man) - 2001, Alemanha, Comédia - Lars Kraume 
Viktor Vogel (Alexander Scheer) é convidado para criar uma grande campanha, numa poderosa agência de propaganda. Quando ele resolve ajudar a namorada, a artista Rosa, dando uma idéia para sua exposição, ele acaba propondo a mesma idéia para sua campanha, aprovada pelo cliente. Agora Viktor terá que se decidir entre: o sucesso ou o amor 




29. O Grande Sucesso de Rock Hunter (Will Success Spoil Rock Hunter?) - 1957, EUA, Clássico - Frank Tashlin
Para salvar sua carreira o publicitário Tony Randall tem que conseguir que uma famosa estrela, Jayne Mansfiels, seja garota propaganda de um batom, mas em troca ela quer que ele se passe por seu amante, o que não agrada sua noiva. 




30. O Quarto Poder (Mad City) - 1997, EUA, Drama - Costa Gravas 
Repórter (Dustin Hoffman) em baixa está fazendo uma cobertura em um museu e testemunha um segurança (John Travolta) pedir seu emprego de volta e ameaçar a diretora. O repórter escondido é descoberto pelo ex-segurança, que agora fez vários reféns. Em pouco tempo um pedido de emprego e um tiro acidental se propagam de forma geométrica, atraindo a atenção de todo o país. O repórter promete ao segurança comover a opinião pública com sua triste história. É a sua chance de se projetar, mas nem tudo acontece como o planejado. Os fatos são manipulados pela imprensa e tudo sai do controle, pois apenas altos salários e índices de audiência contam e a verdade não é tão importante. 

31. O Ex Namorado da Minha Mulher (The Ex) - 2007, EUA, Comédia - Jesse Peretz
O jovem pai, Tom Reilly (Zach Braff), aceita um emprego na agência de publicidade de seu sogro. No entanto, ele acaba tendo problemas com Chip Sanders (Jason Bateman), um colega de trabalho paraplégico que faz de tudo para sabotá-lo no trabalho e, se possível, roubar sua mulher Sofia Kowalsk (Amanda Peet). 



32. Pronta para Amar (A Little Bit of Heaven) - 2011, EUA, Comédia - Nicole Kassell
Publicitária descobre que está morrendo de câncer quando conhece aquele que pode ser o homem de sua vida. A possibilidade de estar se apaixonando a deixa mais assustada do que a própria morte.







33. Pacto Quebrado (One Way) - 2006, Alemanha, Suspense - Reto Salimbeni
A vida do publicitário Eddie parecia perfeita, mas sua carreira e seu noivado ficam ameaçados quando o cunhado, Anthony Birk, estupra uma colega de trabalho, e chantageia Eddie para que ele dê um falso testemunho. Se Eddie não o fizer, Anthony contará à irmã sobre seus casos extraconjugais. Para proteger seu futuro, Eddie o ajuda tornando-se um falso álibi. Mas a vítima se vingará.

34. Paixão de Ocasião (Picture Perfect) - 1997, EUA, Comédia romântica - Glenn Gordon Caron 
Kate (Jennifer Aniston) está decidida a progredir em sua carreira publicitária e determinada a agarrar Sam, o Don Juan da agência, que prefere mulheres comprometidas. Ela atinge seus objetivos fingindo estar noiva de Nick, que mal conhece. Mas sua vida fictícia choca-se com a real quando o chefe quer conhecer Nick...O que faz Kate perder o controle. 



35. Putney Swope – 1969, EUA, Comédia - Robert Downey Sr.
Passando por cima de todos os preconceitos e contrariando todas as expectativas, Arnold Johnson (Swop), jovem negro, assume uma companhia de propaganda em Nova York. O filme é um "cult" clássico.

36. Se Eu Fosse Você/ Se Eu Fosse Você 2 - 2006/2009, Brasil, Comédia - Daniel Filho 
Tony Ramos é um publicitário que troca de corpo com a esposa e são obrigados a assumir a vida um do outro, ela vai elaborar uma campanha para um importante cliente e ele apresentará um coral. Assim, aprenderão a ver o ponto de vista de cada qual sob um novo ângulo, que viam superficialmente.



37. Suits - 1999, EUA, Comédia - Eric Weber
Uma empresa de desodorante coloca duas agências de publicidade rivais em uma corrida para chegar a uma campanha para um novo produto. A sátira segue a empresa Cranston & Co., de Nova York e a Hoffman & Partners. A Cranston tem um diretor criativo e um redator graduado em literatura na linha de frente. O filme mostra a competição.




38. Tudo pelo Poder (The Ides of March) - 2011, EUA, Drama - George Clooney, Grant Heslov e Beau Willimon 
A trama é centrada no jovem diretor de comunicação Stephen Myers (Ryan Gosling) e as trapaças do jogo da política em que ele precisa se meter durante a campanha eleitoral do candidato a vaga dos Democratas para candidatura à presidência, Mike Morris (Clooney).




39. Um Novo Homem (Renaissance Man) - 1994, EUA, Drama - Penny Marshall
Publicitário divorciado após ser demitido, consegue um trabalho como instrutor civil em uma base armada. Sua missão será melhorar o grau de instrução dos fuzileiros. Mas ele se dá conta que os rapazes não estão interessados em aprender. Após várias tentativas, finalmente recorre a Hamlet, de Shakespeare, e consegue ganhar a atenção de todos.

40. Volta Meu Amor (Lover Come Back) - 1961, EUA, Clássico - Delbert Mann
O executivo de contas Jerry (Hudson) e Carol (Day) são de agencias rivais. Quando ele rouba-lhe um cliente, a vingança faz com que ela mostre sua campanha ao misterioso cientista de produtos da empresa. O que ela não sabia é que o cientista é o próprio Jerry, que aproveita para se divertir com a adversária. Indicado para o Oscar de Melhor Roteiro (1961).





* Filmes Propaganda:

1. Laços de Liberdade (The Bond) - EUA, 1918 - Charlie Chaplin
Filme propaganda onde Charlie e amigos ilustram as várias obrigações de uma pessoa na vida e, a mais importante, as "Liberty Bonds" (obrigações de liberdade) durante o período da I Guerra Mundial. Esse filme foi a contribuição de Chaplin para a campanha de Bônus para a guerra, e visava somente arrecadá-los.


* Filmes Propaganda Ideológica:

1. A Face do Fuehrer (Der Fuehrer's Face) - EUA, 1942 - Jack Kinney
O filme é um curta metragem de animação da Disney protagonizado pelo Pato Donald.  Trata-se de uma propaganda de orientação antinazista onde o Pato Donald  vive na Alemanha nazista e é forçado a trabalhar exaustivamente numa fábrica de armas.

2. Aprendizado para a Morte (Education for Death) - EUA,1943 - Walt Disney
O filme mostra a história de um garoto que nasceu na Alemanha nazista. Segundo filme de propaganda antinazista feito pela Disney, serviu para treinamento de soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

3. Make Mine Freedom (Make Mine Freedom) - EUA, 1948 - Joseph Barbera, William Hanna
Propaganda anti-comunista feita pela Hanna-Barbera.

4. O Jovem Hitlerista Quex (Hitlerjunge Quex) - Alemanha, 1933 - Hans Steinhoff
É um dos primeiros filmes de propaganda nazista. Baseado no romance homônimo de Karl Aloys Schenzinger sobre a biografia de Herbert Norkus, conta a história de um jovem alemão que se converteu ao nazismo.

5. Triunfo da Vontade (Triumph des Willens ) - Alemanha, 1935 -  De  Leni Riefenstahl 
O filme, que  retrata o 6º Congresso do Partido Nazista em 1934, em Nuremberg, é um dos filmes de propaganda política mais conhecidos na história do cinema, com grande reconhecimento das técnicas utilizadas, que depois passaram a influenciar filmes, documentários e comerciais.
Mostra muitos membros do Partido Nazista  e tenta mostrar como os alemães mostravam sua lealdade a pessoa de Hitler.
Por esse filme o diretor recebeu uma medalha de ouro em 1937, também recebeu premiações na América e Suécia. Com o fim da guerra o filme foi banido na Alemanha.

* Documentários:

1. 1,99 - Um Supermercado que Vende Palavras - 2003, Brasil - Marcelo Masagão
Os personagens principais do filme são o desejo, a angústia e a compulsão que temos pelo ato da compra. Curiosas histórias ocorrem neste supermercado branco de onde  ninguém consegue sair .





2. Art & Copy - 2009, EUA - Doug Pray
Sobre sobre a inspiração na publicidade. Revela o trabalho e a sabedoria de alguns dos criativos publicitários mais influentes do nosso tempo.





3. 45 anos de Propaganda da TV Brasileira - 1995, Brasil  
Documentário feito em 1995 sobre os 45 anos da propaganda na televisão brasileira. Desde seus primórdios, na década de 50, onde os comerciais eram ao vivo, até os comerciais atuais. Mostra a evolução deste setor no Brasil e as tendências de cada época. O primeiro comercial de TV no Brasil, a introdução da animação na década de 60, o comercial do “Primeiro Sutiã”, primeiro comercial da Bombril, o inovador comercial da Raider na década de 1990 e o antológico comercial da Gotinha da Esso – entre outros clássicos da TV brasileira. Tudo isso comentado por figurões da propaganda nacional: Washington Olivetto, Caio Domingues, Walter Clark, Roberto Duailibi, Geraldo Casé, e outros. 

4. Cinema Olho (Kinoglaz) - 1924, Rússia - Dziga Vertov
Explorando a linguagem visual que a montagem oferecia, Vertov mostra a população soviética no seu dia a dia num caleidoscópio visual urbano.






5. Criança, A Alma do Negócio - 2008, Brasil - Estela Renner 
Sobre a polêmica do consumismo infantil causado pelo apelo publicitário. Propõe uma discussão sobre a distorção de valores no universo da criança. 







6. Chevolution - 2008, México - Trisha Ziff, Luis Lopez
5 de março de 1960, Che Guevara participava de uma solenidade e o Alberto Korda tirou uma foto dele no evento. Na década de 60, um editor italiano para publicou a foto. Sem saber que anos depois, ela se tornaria um dos retratos mais famosos e influentes do mundo. A foto seria usada como publicidade na campanha de marketing de empresas diversas. Dada a polêmica, os diretores traçam a jornada do retrato, de símbolo revolucionário a logo publicitária, até se tornar um ícone de jovens que nem sabem quem foi Guevara. 
7.  Comercial - 2010, Brasil - Trator Filmes
Um retrato da publicidade brasileira, mostra  a produção de filmes publicitários, e o ponto de vista de diretores criativos e clientes, dos pioneiros na área no Brasil até os profissionais da nova geração.






8. Lemonade - 2009, EUA, Erik Proulx
O que faz um criativo desempregado? Lemonade fala sobre publicitários criativos que perderam o emprego.

9. O Homem mais Raivoso do Mundo (Winnebago Man) -2009, EUA - Ben Steinbauer
(Um meme que virou filme) Jack Rebney é o homem mais famoso que você nunca ouviu falar, ele ficou conhecido após fazer um vídeo de publicidade hilariante há mais de 20 anos e que virou uma sensação na Internet nos últimos meses. 
O cineasta Ben Steinbauer, viajou os Estados Unidos colhendo depoimentos até encontrar o tal Rebney, que vive em uma pequena cidade afastada de tudo, próximo as montanhas.

10. Prisioneiro do Paraíso (Prisoner of Paradise ) - 2002, EUA - Malcolm Clarke, Stuart Sender
A história real de Kurt Gerron, judeu alemão célebre graças ao trabalho como ator/diretor/astro em espetáculos de cabaré e em marcantes produções cinematográficas como "O Anjo Azul", com a estrela Marlene Dietrich. Mandado a um campo de concentração no auge de sua carreira com a subida de Hitler ao poder, é recrutado pelos alemães para desenvolver um filme, usado como propaganda nazista, nele o regime seria glorificado para convencer as plateias de que os judeus estavam felizes com o tratamento supostamente digno que recebiam nestes campos.

11. Sonho Tcheco (Czech Dream) 
Construir uma grande mentira, ver até onde as pessoas acreditam nela e qual a reação ao saberem a verdade. Dois estudantes contratam uma agência de publicidade, filmam todo o processo de construção da propaganda, cartazes, comerciais. Durante meses entopem a capital Praga de propaganda do Hipermercado chamado “Sonho Tcheco”. No dia e local marcados para a inauguração, cerca de 4 mil pessoas comparecem, mas não há  o Hipermercado, apenas um outdoor.


12. The Greatest Movie Ever Sold - 2010, EUA - Morgan Spurlock
Um meta-filme onde o tema é a própria campanha do duretor para encontrar empresas que façam co-promoção através do “product placement” – inserção subliminar de produtos e marcas no seu próprio filme.





13. The Persuaders - 2004, EUA - Douglas Rushkoff
Mostra a estrutura básica do trabalho de marqueteiros e publicitários, o passo-a-passo da construção de uma marca e os métodos de persuasão utilizados na publicidade. 





14. This Space Available - 2011, EUA - Marc Gobé
Debate a invasão dos espaços públicos pela publicidade em diversos locais mundo afora.









Encontrei uma quantidade muito grande de documentários sobre nosso assunto: Publicidade, mas escolhi falar apenas de alguns, para que esta postagem não fique muito grande, eu sei que ela já está enorme.
O melhor é que consegui encontrar 99% destes documentários no Youtube.

Assistam pela diversão, e mesmo que não gostem das histórias dos filmes, verão em cada um deles um pouquinho deste nosso trabalho tão difícil e super e sub estimado ao extremo... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Crazy Ones

Vencedores do Oscar 2014